Análise de crédito

Toda empresa depende da análise de crédito para fazer negociações precisas e bem direcionadas.

Quando essa etapa é ignorada, o risco de inadimplência se torna mais elevado, o que pode afetar tanto o fluxo de caixa organizacional quanto o relacionamento com os clientes. Afinal, se o dinheiro esperado deixa de entrar em caixa, o negócio pode ter dificuldades para pagar fornecedores e colaboradores. O mesmo pode acontecer para renovar o estoque e adquirir outros produtos.

Além disso, o atraso ou a falta de pagamento do crédito pode fazer com que seja necessário fazer a cobrança dos clientes. Essa, além de ser uma atitude incômoda para as duas partes, pode prejudicar o relacionamento com os consumidores. Nesses casos, o melhor a fazer é realizar uma boa análise do crédito. Dessa forma, conseguimos minimizar as chances de ocorrência de imprevistos como esse.

Para isso, é preciso entender o conceito desse procedimento e, também, a sua importância. Você também deve compreender todos os aspectos que devem ser avaliados. Além disso, deve conhecer o passo a passo de nossas avaliações mais precisas e eficiente no momento de ofertar crédito aos clientes.

O que é a análise de crédito

Analisar o crédito de um cliente consiste em verificar se ele realmente tem condições de honrar o compromisso assumido. O objetivo é identificar o perfil e as condições financeiras do cliente a partir das suas informações básicas e dos seus dados financeiros.

É importante destacar que a análise de crédito pode ser realizada tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. Em ambos os casos, é um meio de formalizar a negociação e assegurar um bom relacionamento entre as partes.

A análise de crédito tem como objetivo

  • Redução de riscos de inadimplência
  • Segurança em negociações
  • Diminuição da previsibilidade financeira
  • Garantia de fluxo de caixa estável

O que avaliamos na análise de crédito

Pessoa física

  • Dados pessoais do cliente
  • Dados residenciais
  • Renda
  • Dados creditícios
  • Análise de restrições
  • Análise de perfil de crédito
  • Análise do comprometimento da renda
  • Análise dos documentos

Pessoa júridica

A análise do crédito de pessoa jurídica funciona de maneira diferente. Afinal, o foco são as informações da empresa que se tornará cliente. Por isso, entre os dados analisados estão:

  • Proposta de crédito;
  • Balancetes que comprovam a situação financeira do negócio;
  • Faturamento dos últimos meses;
  • Questionário de avaliação;
  • Resumo da situação de balanço;
  • Plano de negócios, que inclui produtos e serviços oferecidos, ramo da atividade em que atua, missão, visão e valores
    da companhia, entre outras informações relevantes que direcionam a gestão.

A análise de concessão de crédito, nesse caso, tem três objetivos principais. São eles:

  • Análise retrospectiva — confere o desempenho histórico da empresa e identifica os riscos do setor e como foram superados ou amenizados no passado. Verifica os fatores que sinalizam desafios na concessão do crédito;
  • Análise de tendências — mensura a condição financeira do negócio a partir do crédito exigido e outros eventos financeiros. Indica a tendência da empresa cliente de honrar os compromissos assumidos em caso de instabilidade no orçamento;
  • Capacidade creditícia — representa a conclusão sobre a solicitação do negócio. Define quanto pode ser concedido de maneira menos arriscada.